sábado, 23 de abril de 2011

SAÚDE (?) EM JEQUIÉ. SUBSCREVA O SEU PROTESTO E VÁ PARA VITÓRIA DA CONQUISTA




Eu nunca me dei ao trabalho de, por razões particulares, realizar uma campanha pública. Talvez, me faltasse o apelo necessário para isso, mas, ele vem na medida em que sou obrigada a migrar até Vitória da Conquista para  realizar uma cirurgia ambulatorial para retirada de pólipo endocervical; o apelo me chega quando sou obrigada a "despachar" minha tia de 82 anos para morar em Salvador - única que eu tenho -, porque Jequié não possui sequer um profissional Geriatra; o apelo me chega quando ligo para um consultório médico no dia 06 de um mês qualquer e uma constrangida secretária me informa que a agenda desse tal mês já está fechada; o apelo me chega quando me defronto com a necessidade de migrar, novamente porque os médicos de Jequié não realizam uma simples audiometria ou videolaringoscopia para exame admissional.

E ainda querem me convencer que dentre 417 municípios que compõem o esquadrinhado território baiano, Jequié é a 5ª cidade mais importante.
O estado crítico da saúde que é oferecida nesse município não condiz com a alegada pujança que os relatórios evidenciam, isso é claro. Alías para ser bastante franca, como cientista (Geógrafa), e, principalmente, enquanto “cidadã jequieense” – por necessidade e conveniência locacional e de trabalho – sempre desconfiei dos critérios utilizados para medir índices de desenvolvimento que passam a largo de saúde, educação, transporte, moradia e lazer. Sim, porque se realmente os pesquisadores se dessem ao trabalho de estar aqui por uma semana, saberiam que todos os itens básicos relacionados funcionam não mais que precariamente.
No que se lastreia mesmo a alegada pujança no desenvolvimento de Jequié? Na existência de um “parque industrial” cujas empresas mais importantes são as fábricas de biscoito “poca zóio”; na existência de uma sub-sub-sub filial de empresa de sapato; fabrica de café e empresa de economia cidadã? Por favor, me polpem, porque o desenvolvimento mais próximo que passa por aqui só pode ser encontrado a 153Km de distância: em Vitória da Conquista.
Da minha parte pouparei-os também de tecer considerações sobre outros temas, senão, o da saúde, porque necessito ser enfática. Falarei de saúde, exclusivamente da saúde que é oferecida em Jequié e sobre ela tenho algumas adjetivações nada positivas: caótica, precária, indecente, aviltante...e olha que a minha visão é a de alguém que com algum esforço consegue pagar um plano de saúde. Se operasse no nível do sistema público, certamente teria que usar outras adjetivações: lastimável, indigno, revoltante seriam algumas destas.
Em Jequié a prestação do serviço de saúde não existe.
Se fizesse essa alegação acerca de 5 anos atrás, certamente ela se localizaria apenas no plano serviço público, àquela época já bastante precarizado,  contudo, devido a contingências da especulação capitalista, o sistema de saúde privado também deixou de existir nessa cidade. E deixou de existir pelo descompromisso de todas as partes envolvidas – pacientes, sistemas (prestadoras de serviços) e profissionais da saúde, especialmente os médicos – com a preservação da vida humana, que  sempre pode esperar e ser posta numa agenda, organizada ao bel prazer da presunção dos médicos, que sempre imaginam que a saúde do outro pode esperar. Não passam de traidores de princípios a que juram fidelidade. Pobre Hipocrátes!!!
É por essas e outras que eu os odeio. Odeio os médicos, com todas as forças do meu coração. Indiferentes a tudo, indigentes da alma humana, esses profissionais não passam de técnicos especializados em mecanizar a vida das pessoas. Nunca se dão ao trabalho de perguntar como você vai. Só se preocupam em saber o que você tem, esperando que você seja preciso na explicação.
Conquanto esteja com muita raiva - porque ninguém deveria ser obrigado a sair do seu conforto para se colocar nas mãos do outro - sinto um prazer mórbido de admitir que Vitória da Conquista, em muito ultrapassa Jequié na prestação do serviço de saúde e ainda que não se trate de tecer comparações entre a uma Suiça e o Brasil, francamente entre essas duas cidades (Vitória da Conquista e Jequié) que concorrem entre si pela liderança da região sudoeste da Bahia, a primeira ultrapassa em qualidade de atendimento e diversidade de oferta dos serviços em anos luz á cidade de Jequié. 
Portanto, se você estiver doente, m(inha)eu amig(a)o, faça as malas, vá para Vitória da Conquista, porque se ficar em Jequié você morre de inanição pela busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário